O projeto Jovens Embaixadores (JE), que é realizado no bairro Petrópolis, em Manaus, soma mais um título com seus atletas. Desta vez, no Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE), que aconteceu, no início do mês, em São Paulo, reunindo competidores de diversos estados com alto nível técnico.
O atleta amazonense Marco Henrique Sudário, de 13 anos e faixa laranja juvenil, se tornou o mais novo campeão mundial representando os Jovens Embaixadores.
“Marco, que já é 13 vezes campeão amazonense, agora se torna um campeão mundial. Ele tem uma caraterística que o distingue, porque é muito comprometido, não falta treino e não reclama de treinamento, além de ter a nossa academia como uma segunda casa. Estamos muito felizes com o resultado”, comentou o faixa preta de jiu-jítsu, head coach do grupo e também delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres.
Marco é um dos primeiros alunos do JE e, após a vitória, gravou um vídeo de agradecimento à equipe, ao projeto e aos patrocinadores. “Graças a Deus me consagrei campeão. Agradeço de coração a todos que fazem parte da minha trajetória, principalmente aos meus mestres do esporte”, disse Marco.
“O projeto Jovens Embaixadores tem orgulho de celebrar essa conquista histórica. Como um dos primeiros alunos do nosso projeto, Marco demonstrou incansável dedicação, perseverança e paixão pelo esporte. Sua trajetória inspiradora é um testemunho do poder do trabalho árduo, disciplina e comprometimento. Não faltando um único treino, Marco mostrou que, com esforço e determinação, os sonhos se tornam realidade”, comentou Torres.
Mais sobre o projeto
Fundado em 2021, por iniciativa voluntária, o projeto Jovens Embaixadores tem 150 atletas de jiu-jítsu, entre crianças, adolescentes e adultos, promovendo aulas gratuitas. Neste mês, a iniciativa vai inaugurar sua academia de musculação para apoiar ainda mais os atletas durante os treinamentos.
“Nosso objetivo é fazer desses jovens campeões mundiais e, por intermédio do esporte, mudar a realidade das suas famílias. Estamos com planos de montar uma filial nos Estados Unidos, em Boston, onde estará à frente o professor Christian Augusto, empresário bem sucedido e multicampeão de jiu-jítsu”, afirmou um dos fundadores da iniciativa.
Apoio e voluntariado
O “Jovens Embaixadores” tem apoio de várias personalidades do esporte, como os campeões e atletas de ponta Bibiano Fernandes, Omar Salum, Paulo Coelho, Alex Martins, entre outros. A iniciativa possui ainda voluntários como fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e profissionais de educação física.
Os atletas faixas pretas Guilherme Torres, Cândido Neto, Christian Augusto, Leonardo Pimentel, Paulo Castro e Alex Nogueira são professores voluntários. As turmas são divididas entre kids, juvenil, adulto e treino de competição, das 17h às 20h, todos os dias da semana. Já no sábado o treino funciona das 9h às 11h. As atividades são totalmente gratuitas.
Atualmente, segundo adianta Torres, há vagas para crianças de 9 a 12 anos. Para se inscrever, precisa comparecer acompanhado dos responsáveis, levando identidade, comprovante de residência e boletim escolar. A sede fica na rua Aderson de Menezes, 8, bairro Petrópolis. Doações são bem-vindas e podem ser feitas para compra de material, como tatame e kits de quimono, além de alimentação. O pix é projetojovensembaixadores@gmail.com (banco Pag Seguro nome Instituto Desembargador Cândido Honório – Idesch).
Leia também: Sine Amazonas divulga 276 vagas de emprego para esta segunda-feira