A 31ª edição do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) premiou, na sexta-feira (22), 56 organizações, durante a realização do Qualishow 2024. O evento promovido pela FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria), é realizado desde 1994 e reconhece as melhores organizações do Amazonas nas categorias de Gestão e Processo. As vencedoras integram uma lista que já contabiliza 742 organizações reconhecidas.
“Essa história do prêmio começou pequena, mas vimos que tinha de melhorar, para que passasse a ser aquilo que denominei ‘Oscar da Qualidade’. Ao longo desses anos, cada vez mais, ele evoluiu tecnologicamente. Neste ano, tivemos muitos concorrentes e não são apenas empresas privadas, mas também organizações militares e públicas. A premiação é para aqueles que realmente fazem acontecer em suas empresas, em processo e gestão”, enfatizou o presidente da FIEAM, Antonio Silva.
De acordo com a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, Erlen Montefusco, em 2024 a premiação teve um aumento de 30% no número de inscrições, que se refletiu na quantidade de empresas vencedoras. “A gente pode dizer que os resultados superaram as expectativas. Viemos de um processo de pandemia e estamos reconstruindo essa caminhada. Nesse ano, tivemos 91 empresas públicas e privadas concorrendo. E aqui, premiadas e reconhecidas, temos 56. É um saldo extremamente positivo”, comemorou.
Vencedores em Gestão
A Flextronics foi destaque no Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) ao receber o Troféu Ouro na categoria Grande Organização – Rumo à Excelência 500 pontos, reconhecendo suas boas práticas de gestão. O prêmio, que avalia organizações por meio de rigorosos critérios de excelência, contou com a participação ativa de cerca de 80 colaboradores da Flextronics, englobando equipes de diferentes áreas, desde a limpeza até a alta gestão. “Foi um apoio de todas as áreas. Todos abraçaram a causa com paixão”, destacou Wagner Lima, gestor sênior da área de materiais, que há 20 anos contribui para a trajetória de sucesso da empresa.
Durante a cerimônia, Wagner ressaltou o impacto positivo do evento para a organização: “É um prazer enorme prestigiar esse evento incrível, que foi um espetáculo do início ao fim.” Ele também adiantou que os colaboradores já estão mobilizados para a edição de 2025, com novos projetos e propostas em desenvolvimento. Com cerca de dois mil funcionários apaixonados pelo que fazem, a Flextronics reafirma seu compromisso com a inovação, excelência em gestão e envolvimento coletivo para superar novos desafios.
A Inventus Power também levou o Troféu Ouro na categoria Grande Organização – Rumo à Excelência 500 pontos no PQA, em reconhecimento ao seu compromisso com a melhoria contínua e inovação em gestão. Délia Peixoto, diretora de RH da empresa, destacou que três projetos foram apresentados nesta edição: o modelo de gestão, o desenvolvimento da cultura organizacional e a melhoria no processo de SMT. “É sempre emocionante, mesmo participando pela terceira vez. Representamos mais de mil colaboradores que trabalharam com dedicação e estavam na expectativa por este reconhecimento,” afirmou Délia.
A participação no PQA tem sido um catalisador para mudanças significativas na Inventus Power, com um olhar contínuo sobre como aprimorar processos e práticas. “O prêmio nos ajuda a estruturar melhor nosso trabalho e a pensar em oportunidades de evolução,” ressaltou a diretora. Este ano, os projetos envolveram diretamente cerca de 30 profissionais, entre gestores e integrantes das equipes, além do apoio de todos os colaboradores que contribuem para o dia a dia da empresa. Inspirados pelo sucesso, os times já começam a planejar novas iniciativas para a próxima edição do prêmio.
O Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediado em Tefé, alcançou o Troféu 250 pontos em sua primeira participação na modalidade Gestão, categoria Administração Direta. O general de brigada Almeida Júnior, comandante da 16ª Brigada, expressou a satisfação pelo reconhecimento: “Para nós, é uma grande satisfação estar aqui nesta noite de entrega do PQA. Este prêmio não apenas valoriza o trabalho desenvolvido pela nossa Brigada, mas também demonstra o compromisso da Federação das Indústrias com a melhoria da gestão. Estamos agradecidos por esta oportunidade e motivados a participar novamente no próximo ano.”
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) arrebatou o Troféu 250 pontos na categoria Média Organização – Compromisso com a Excelência. Estreante no PQA, a empresa apresentou três projetos estratégicos, reforçando seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua. Para Heraldo Câmara, presidente da Cigás, a premiação representa um marco para a organização: “Participar deste evento é uma honra e uma grande conquista para nós. O PQA é uma iniciativa de extrema relevância para o Estado e, para a Cigás, significa um reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a equipe. Esperamos estar presentes nas próximas edições, cada vez mais preparados e competitivos.”
Para Ricardo Braga, gerente de operações da Cigás, somente a participação já é uma grande vitória. “Os projetos apresentados são de enorme valor para a Cigás, e, para nós, isso já é um prêmio. Estamos muito animados e certos de que esse é apenas o início de um trabalho que continuará gerando frutos nos próximos anos,” afirmou.
Modalidade Processo – Grande Indústria
O diretor de produção e qualidade logística da Moto Honda da Amazônia, Lourival Barros, revela que, dos nove mil colaboradores da empresa, mais de 80% trabalham além dos seus processos do dia a dia, contribuindo com ideias, conhecimentos e inovações. “Assim temos desenvolvido vários temas de melhorias e essas melhorias nós também compartilhamos nas atividades do Prêmio de Qualidade de Amazonas”, afirma o diretor.
De acordo com o encarregado de produção da Yamaha Motor, Giovanni Moura, as melhorias de processo apresentadas no PQA trouxeram, além de resultado financeiro, um resultado inestimável que foi o ganho no conhecimento. “Nosso projeto tinha foco em trazer o IoT para dentro do processo fabril, buscando reduzir o custo com insumo. Porém o nosso grande resultado foi conseguirmos compartilhar esse conhecimento tático não só com a equipe, mas também os pares envolvidos”, destaca o encarregado.
Marcando seu retorno ao prêmio, após uma mudança de planta realizada durante três anos, a coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Sodecia, Edivane Nascimento, conta que a participação na modalidade de processo contribuiu muito para a cultura organizacional e para que a empresa venha a participar na categoria gestão no ano que vem.
Média Indústria
Para o gerente de qualidade, Jonathan Gomes, produção e engenharia da FCC do Brasil, a participação inaugural no evento foi marcada por aprendizados e conquistas. “Foi muito bom para nós participarmos nesse método de apresentação e poder demonstrar nossas melhorias. Para nós foi uma grande vitória”, destacou o representante, reforçando a relevância da premiação para o desenvolvimento de estratégias internas.
Segundo a especialista da qualidade da BMW Planta Manaus, Marlene Barreiros, a empresa, que participa do PQA há três anos, consolidou o evento como um marco no fortalecimento da cultura da qualidade. “A gente vem percebendo a importância desse prêmio, porque fomenta a qualidade no nosso dia a dia. Participamos com muito carinho, porque traz visibilidade e valorização ao nosso trabalho”, relata Barreiros que pontua que o prêmio não apenas celebra os resultados alcançados, mas também motiva as equipes a buscarem continuamente a excelência.
Micro e Pequena Indústria
O PQA também abriu espaço para a inovação e o empreendedorismo, trazendo startups para a disputa. O CEO da Faça a Conta, Jonatha Antônio Oliveira, celebrou a participação da primeira startup amazonense na categoria de inovação. “Já temos uma trilha de dois anos no programa, com dois troféus prata conquistados. Este ano, estamos concorrendo com uma tecnologia que melhora a gestão financeira, tributária e fiscal de pequenas e médias empresas”, explicou Johnatha, destacando o impacto do prêmio no aprendizado e no diferencial competitivo da empresa no mercado.
No setor de varejo, a Oftalnorte Ótica, troféu ouro, marcou presença pelo segundo ano consecutivo. “Em 2023 conquistamos o troféu prata, e agora recebemos a oportunidade de trazer o ouro. Para nós, é uma satisfação competir em um prêmio da qualidade, algo ainda novo para o varejo em Manaus”, conta a supervisora da empresa, Anne Batista, ao afirmar que o reconhecimento atestado pelo PQA tem sido essencial para ampliar parcerias e abrir novos caminhos no mercado, reforçando a importância da premiação para além do universo industrial.
Conheça os vencedores do Prêmio Qualidade Amazonas:
Modalidade Gestão (500 pontos)
Categoria Administração Direta:
• Comando do Comando Militar da Amazônia (Menção Honrosa)
Categoria Grande Organização:
• Flextronics da Amazônia (Troféu Ouro)
• Inventus Power (Troféu Prata)
• Harman da Amazônia (Troféu Bronze)
• TCL Semp (Troféu Bronze)
Categoria Média Organização
• Visteon (Troféu Prata)
Categoria Saúde
• Hospital Delphina Aziz (Troféu Bronze)
Categoria Sem Fins Lucrativos
• Instituto de Pesquisas Eldorado (Troféu Prata)
Modalidade Gestão (250 pontos)
Categoria Administração Direta
• Comando da 16 ª Brigada de Infantaria de Selva (Troféu 250)
• Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo – Setemp (Menção Honrosa)
Categoria Grande Organização
• Tutiplast (Troféu 250)
Categoria Média Organização
• Cigás (Troféu 250)
Categoria Micro e Pequena Organização
• Julia Herrera (Troféu 250)
Modalidade Processo
Categoria Grande Organização
• Moto Honda (Troféu Ouro)
• Sodecia (Troféu Ouro)
• MK – Mondial (Troféu Ouro)
• Yamaha Motor da Amazônia (Troféu Ouro)
• Tutiplast (Troféu Ouro)
• Harman da Amazônia (Troféu Ouro)
• Yamaha Motor Componentes (Troféu Ouro)
• Harman – Inovação (Troféu Prata)
• Inventus Power (Troféu Prata)
• I-Sheng Brasil (Troféu Prata)
• Honda Componentes (Troféu Prata)
• Hitachi (Troféu Prata)
• Climazon Industrial (Troféu Prata)
• Flextronics da Amazônia (Troféu Prata)
• Flextronics da Amazônia (Troféu Prata)
• Kawasaki Motores do Brasil (Troféu Prata)
• Manaus Ambiental (Troféu Prata)
• Inventus Power (Menção Honrosa)
Categoria Média Organização
• FCC do Brasil (Troféu Ouro)
• BMW Motorrad Brasil (Troféu Ouro)
• Knauf Isopor da Amazônia (Troféu Ouro)
• HDL da Amazônia (Troféu Prata)
• Copag da Amazônia (Troféu Prata)
• Visteon (Troféu Prata)
• Ataliba Mecânica Técnica (Troféu Prata)
• Amazon Tape (Troféu Prata)
• Cigás (Troféu Prata)
• Cigás (Troféu Prata)
• Visteon (Troféu Prata)
• UCB da Amazônia (Menção Honrosa)
• Ball do Brasil (Menção Honrosa)
• Tellescom (Menção Honrosa)
• Daikin Brasil (Menção Honrosa)
Categoria Micro e Pequena Organização
• Oftalnorte Ótica (Troféu Ouro)
• Faça a Conta (Troféu Ouro)
• Siano (Menção Honrosa)
• Casa dos Compressores (Troféu Prata)
• Solalux (Troféu Prata)
• Dubom (Menção Honrosa)
• Morada do Peixe (Menção Honrosa)
Categoria Saúde
• Hospital Delphina Aziz (Troféu Prata)
Categoria Governamental
• Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Sedecti (Troféu Prata)
• Receita Federal (Menção Honrosa)