A pergunta não é minha, mas bem que poderia ser. Apesar de ter mais de 20 mil seguidores aqui, a quantidade de curtidas está cada vez mais escassa, enquanto as visualizações e directs aumentam.
Mas o que isso pode significar? Vamos a algumas explicações:
- A tendência de consumo de conteúdo nas redes sociais está cada vez mais focada em vídeos curtos, com menos de 1 minuto.
- As pessoas estão rolando o feed constantemente e parando cada vez menos em uma postagem, mesmo que seja um vídeo.
- Conteúdos de humor, comida, bichos fofos e catástrofes/acidentes têm ganhado mais destaque. Se o seu conteúdo não segue essa linha, ele pode ter dificuldades para receber curtidas.
E o que isso tem a ver com ESG?
Nada de forma direta, mas, ao criar conteúdo de ESG nas redes sociais, é importante estar atento a essas tendências comportamentais dos usuários.
Durante meu doutorado em Portugal, pesquisei o engajamento das pessoas em postagens de conteúdo ESG no Instagram e observei esses mesmos aspectos. Além disso, percebi que as pessoas tendem a curtir aquilo com o qual se identificam diretamente. Portanto, ajuste a bússola e mire no seu público-alvo: fale, mostre e escreva sobre o que eles desejam ver e saber ou o que faz sentido para a vida deles. Assim, as chances de você receber mais curtidas aumentam.
No entanto, vale lembrar que as visualizações tendem a ser cada vez mais numerosas que as curtidas. Algumas redes sociais, como o Instagram, já reconhecem que esse dado também pode significar engajamento, sendo levado em conta em campanhas de marketing.
Hoje, em vez de focar apenas no CPC (Custo por Clique ou Curtida) em um post patrocinado ou colaboração, o Instagram está valorizando mais o CPV (Custo por Visualização), que mede a quantidade de vezes que um anúncio foi visualizado. Isso porque eles perceberam que uma venda pode ser influenciada apenas pela visualização, sem a necessidade de uma curtida.
O que muda na prática?
Campanhas mais bem definidas, com métricas detalhadamente estabelecidas para mensurar o ROI (Retorno sobre Investimento) para o cliente. Em outras palavras, alguns anúncios terão como métrica o CPC e outros o CPV, mas, ao final, será necessário mostrar ao cliente o impacto dessa estratégia na sua marca e nas vendas. E, o mais importante, essas métricas precisam estar claramente definidas no plano estratégico de marketing digital.
Por: Lorë Kotínski