Os temas mais relevantes e atuais sobre bioeconomia, mudanças climáticas, economia criativa, reciclagem, desmatamento, queimadas, mobilidade, diversidade, empreendedorismo, investimentos de impacto, entre outros, serão, amplamente, debatidos durante o Fórum da Virada Sustentável Manaus. O evento gratuito ocorrerá nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, e sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 15h, com mais de 20 especialistas, na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no bairro Parque Dez.
Ao todo, a iniciativa realizará seis paineis bem diversificados e atuais, que serão abordados de forma dinâmica pelos mais de 20 palestrantes confirmados. Ao final dos dois dias de fórum, os participantes receberão certificados de horas complementares.
O primeiro painel ocorrerá, quinta-feira, 15h, com a temática “Consumo, uma troca inspiradora sobre resíduos, reuso de roupas, moda consciente, medicina ancestral, economia criativa, reaproveitamento de comida e compostagem”. O segundo abordará, a partir das 17h, sobre “Mobilidade, uma troca inspiradora sobre cidades mais resilientes, soluções, mais árvores e ciclovias”. O último painel deste dia, às 19h, ampliará o debate sobre “Águas, uma troca inspiradora sobre organização comunitária na gestão das águas, Festival Tarumã Alive, Comitê de Bacias Hidrográficas, saneamento, acesso à água limpa e conexão ancestral com as águas”.
No segundo dia do Fórum da Virada Sustentável Manaus, sexta-feira, dia 1º de novembro, os palestrantes começarão, às 15h, a abordar a respeito de “Diversidade, uma troca inspiradora sobre inclusão, direitos humanos, juventude, LGBTQIAPN+, mulheres, população tradicional, gênero, raça e justiça”. Em seguida, às 17h, começam as atividades do painel sobre “Investimento de impacto, uma troca inspiradora sobre inovação, negócios de impacto, investimento social, responsabilidade social corporativa, empreendedorismo e Amazônia no centro. Como fazemos para o recurso chegar mais longe?”.
O Fórum da Virada Sustentável Manaus deste ano vai encerrar suas ações, às 19h, promovendo um painel sobre “Emergência Climática, uma troca inspiradora sobre fumaça, seca, acesso, isolamento, Amazônia Urbana, infraestrutura de adaptação, potência comunitária e futuros possíveis”.
Entre os palestrantes confirmados, destacam-se o superintendente da FAS e integrante da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano, Virgilio Viana; as ativistas indígenas Regina Sateré Mawé e Vanda Witoto; o ativista e rapper, Jander Manauara; a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcleia Lima Solidade; entre outros.
“Essa será a quinta edição do Fórum da Virada Sustentável Manaus, que é um espaço importante para debatermos na cidade os temas atuais e que precisam de ações urgentes, como a emergência climática e as questões de contexto urbano. Por isso, participe, não fique de fora dessa grande mobilização. Além disso, quem participar conosco também recebe um certificado de horas”, comenta Virgilio Viana.
Sobre a Virada Sustentável Manaus
Corealizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Virada Sustentável Nacional e com produção da Somos Benevolência, o festival tem como objetivo conscientizar e mobilizar a população em prol de transformações ambientais e sociais, como a proteção do bioma amazônico, valorização das comunidades tradicionais, fomento à economia verde, diversidade, mobilidade e outras temáticas. A iniciativa tem patrocínio da Bemol e Águas de Manaus, além do apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação do festival foi elaborada de forma colaborativa com o apoio do seu Conselho Criativo, que é formado por 60 pessoas que representam instituições da sociedade civil amazonense, que atuam em comunidades e bairros de Manaus. Além do Fórum, o festival promoverá uma série de atividades culturais e ambientais gratuitas, neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de novembro, no Largo São Sebastião (Centro) e nos bairros Monte das Oliveiras, Parque das Tribos, Redenção e Coroado. Para mais informações sobre o festival, acompanhe as redes sociais da @viradasustentavelmanaus, @fasamazonia e @somosbenevolencia.
Leia também: Suframa lança selo institucional de combate ao Assédio