A implantação de rotas de integração para reduzir a limitação da infraestrutura na região amazônica é o tema da edição de outubro do projeto Diálogos Amazônicos. Promovida pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a webinar será realizada nesta segunda-feira (dia 7), no canal do YouTube da fundação.
O tema será discutido pelo secretário de articulação institucional do ministério do Planejamento e Orçamento, João Villaverde; e pelo professor da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e empresário, Augusto Rocha.
Junto com os moderadores e professores da FGV, Márcio Holland e Daniel Vargas, eles vão dar um panorama geral dos cerca de 190 projetos de integração sul-americana que buscam ligar os polos de produção da Amazônia aos países da América do Sul e, ao mesmo tempo, buscar uma nova rota para chegar à China, pelo oceano Pacífico, para impulsionar a exportação de mercadorias.
A proposta é discutir sobre esses projetos e seus impactos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região e a promoção de bem-estar social para a população local.
Com apoio da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a reunião on-line será aberta ao público. A transmissão terá início às 19 horas. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 48 anos de história e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS*
BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 34,3 milhões de unidades *
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,6 milhão de unidades
Produção anual: 500 mil
unidades **
6º maior produtor mundial
4º maior produtor mundial
Leia também: Edital de Transferência Gratuita de Tecnologias para Enfrentamento de Eventos Climáticos Extremos