Vinte pescadores artesanais de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) receberam R$ 302,3 mil em crédito rural. O recurso foi disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O montante foi entregue em forma de equipamentos, implementos e apetrechos de pesca, além de recurso financeiro para o custeio da atividade. Motores rabeta, canoas de alumínio e malhadeiras estiveram entre os itens entregues aos membros da Associação de Pescadores de Anamã (Aspean), público beneficiado pela ação, segundo informou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Anamã, George Grijó.
“O crédito é muito importante para o fomento da pesca artesanal, principalmente durante a vazante, que é um período delicado aos que dependem da atividade como fonte de renda”, disse o gerente, ao pontuar que o recurso é fruto de projetos de crédito rural elaborados pelo Idam, aprovados pela Afeam.
Grijó reforçou que a Unidade Local do Idam segue à disposição de todos os trabalhadores do setor primário interessados em obter informações ou acessar o crédito rural. Ele destacou, também, que para obter o recurso, o solicitante precisa estar com a documentação — Cartão do Produtor Primário (CPP), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR) — regular, situação que também pode ser resolvida por meio da unidade.
FOTOS: Divulgação/Idam