“Nós produzimos com a certeza que vamos comercializar nossos produtos”, foi o que afirmou agricultora familiar Nazira Mendonça, uma das beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Careiro (a 88 quilômetros de Manaus). Neste domingo (12/05), em que se celebra o Dia das Mães, ela destaca a importância do programa para a geração da renda familiar.
Produtora há 48 anos (sua idade), moradora da comunidade Sagrado Coração de Jesus, na Vila do Engenho, Nazira trabalha no desenvolvimento das culturas da graviola e maracujá, alimentos que são comprados pelo PAA, fortalecendo a agricultura familiar.
“Quero agradecer ao governador Wilson Lima e toda a equipe do Sistema Sepror. E, também, parabenizar todas as mães que trabalham na agricultura familiar, amamos o que fazemos, pois nós produzimos os alimentos com muito amor e carinho para alimentar a população”, ressalta Nazira.
O PAA é um programa do Governo Federal, executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), no Amazonas, que realiza a compra direta de alimentos dos agricultores familiares e destinam para as entidades socioassistenciais.
“Nós compramos direto do produtor rural por um preço justo e entregamos esses alimentos para aquelas pessoas que mais precisam, que são famílias em vulnerabilidade social e nutricional”, afirma o secretário da Sepror, Daniel Borges.
Eliana Medeiros é outra produtora que vendeu seus alimentos para o PAA. Ela mora na AM-010, no Lago do Acajatuba, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Eliana produz guaraná, mamão, pimenta-de-cheiro, melancia, maracujá e macaxeira, dos quais alguns foram comprados pelo PAA.
“Sou produtora desde quando nasci, meus pais também eram produtores. Gostaria de parabenizar todas as mamães, em especial as mães que produzem os alimentos de cada dia. Somos mães que alimentam muitos filhos”, finaliza Eliana.
PAA
Neste primeiro trimestre de 2024, a Sepror comprou mais de 2 mil toneladas de alimentos de produtores rurais de 50 municípios do estado. No total, foram investidos mais de R$ 8,8 milhões em recursos para a compra direta de aproximadamente 70 produtos da agricultura familiar, de mais de 850 produtores rurais.
Fotos: Divulgação