Localizada na rua José Maria 2, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, a primeira municipal da Fé 1 – José Gutemberg Rocha foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (28), pela Prefeitura de Manaus.
O novo equipamento vai alocar 12 permissionários que trabalhavam em barracas improvisadas, fora do padrão e de maneira insalubre, espalhadas nas calçadas do bairro. A construção foi erguida em parceria com o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), por meio de medida compensatória, em área de domínio institucional. A autarquia também assina o projeto.
“Graças às ações empreendidas, testemunhamos a transição para ambientes dignos e humanizados. Não apenas construímos estruturas, mas proporcionamos as condições necessárias, para que trabalhem com dignidade, sustentem suas famílias e alcancem uma vida mais digna”, enfatizou David Almeida.
Além da inauguração do novo local, todos os feirantes que ocupam a região foram agraciados com equipamentos essenciais para impulsionar seus negócios como freezers, estufas, chapas, geladeiras, fogões e um computador foram distribuídos.
A entrega da feira foi comemorada pelos permissionários. A feirante Zuleide Gonçalves ficou muito grata pelo novo espaço. “Eu sofri muito trabalhando na beira da rua, em uma barraquinha de madeira. Agora, estou em um local seguro, e muito feliz. Eu me sinto contemplada com o que sempre sonhei. A felicidade é por mim e pelos meus parceiros de trabalho também”, disse.
Obra
A obra fiscalizada pela equipe de engenharia da Semacc foi realizada em dois meses e seguiu os mesmos padrões aplicados em todas as feiras e mercados municipais entregues pela Prefeitura de Manaus. Dessa maneira os permissionários ganham um espaço novo, planejado, com estrutura digna para seu trabalho, dando para a comunidade um lugar adequado para o comércio.
Os recursos para construção da feira são decorrentes do pagamento de medida compensatória que foi aprovada junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), com validação da Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU). A obra está orçada em R$ 692 mil.