De acordo com o levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a chegada do período natalino deve gerar uma receita superior a R$ 1,5 milhão, apresentando um aumento de 6% no número de vendas em comparação ao ano passado.
A pesquisa revelou que mais de 90% dos entrevistados pretendem presentear alguém neste Natal. O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, compartilhou otimismo ao abordar o impacto positivo do pagamento do décimo terceiro salário e a resolução dos problemas logísticos relacionados à vazante.
“Nós acreditamos que o resultado vai ser muito bom, vamos ter o pagamento de 2 bilhões e meio do décimo terceiro. Isso inclui as parcelas do governo federal, estadual e municipal, além de contemplar todo o setor industrial e comercial. Então este é um montante considerável, e aquilo que não foi gasto na Black Friday igual ao ano passado, irá acontecer neste Natal.”
Assayag antecipa um cenário propício para promoções neste final de ano, destacando a conjunção favorável de fatores que contribuirão para um Natal excepcional.
“Acredito que mais promoções vão acontecer neste final de ano, então tem tudo para ser um grande natal, com o dinheiro que vai entrar, com a mercadoria que temos e com facilidades de parcelamentos que serão feitos”, explicou.
O que pretendem comprar
Os artigos de vestuários serão os itens preferidos para presentear neste natal com (59%); seguido de calçados (34%); brinquedos (26%); perfumaria/cosméticos (22%); eletrodomésticos (14%); vale-presente (10%); smartphone (9%); eletrônicos (8%); acessórios, bolsas, etc., e viagens (7%); joias/semijoias (6%); móveis de decoração e artigos esportivos (5%); games e jogos e outros (4%) irão comprar outros presentes e (2%) ainda não sabem o que vão comprar.
Quem será presenteado
Os filhos serão os mais serão presenteados nesta data com (58%); a mãe vem sem segundo lugar com (42%); 30% dos entrevistados informaram que irão presentear o cônjuge; (22%) a si mesmo; (19%) o pai; (12%) os irmãos; (11%) os sobrinhos (as); (9%) namorado (a); (7%) os amigos; (5%) os afilhados; (4%) avós; (3%) enteados (as) e (2%) os tios.
Pretensão de gastos
Em relação ao valor que pretendem gastar, (22%) disseram que pretendem gastar de até R$ 100; (27%) de R$ 101 a R$ 200; (24%) disseram que vão gastar entre R$ 201 a R$ 300; (12%) de R$ 301 a R$ 400; (8%) de R$ 401 a 500; (4%) de 501 a R$1.000 e (3%) pretendem gastar acima de R$ 1.000.
Fatores que influenciam na escolha do presente
A pesquisa mostra os fatores que influenciam na escolha do presente, (60%) dos participantes verificam promoções e desconto; (59%) a qualidade do produto; (40%) preço do presente; (22%) perfil do entrevistado; (17%) desejo do presenteado; (9%) o impacto que o presente irá causar; (8%) marca do presente; (2%) compram pensando no que os outros vão pensar, e outros (2%) são influenciados por outros motivos e tem aqueles que não sabem (2%).
Forma de pagamento
As principais formas de pagamento que serão utilizadas para pagar os presentes natalinos são: (59%) dinheiro; (25%) cartão de débito; (21%) pix; (21%) cartão de crédito parcelado; (9%) cartão de crédito (1x); (8%) crediário da loja.
Local de compra
Neste ano, o Centro da cidade (59%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes; os shoppings centers (34%) vêm em segundo lugar; e em terceiro as lojas de bairro com (24%); na sequência vem a internet e lojas virtuais; e os supermercados com (16%) e tem ainda aqueles que pretendem comprar em outro lugar (5%).
A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 22 a 29 de novembro. Cerca de 2.115 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos responderam à pesquisa.
Contratação temporária
Outro levantamento realizado pela CDL Manaus abordou a contratação temporária para o final do ano. De acordo com os dados da entidade, a previsão é que aproximadamente 4 mil pessoas sejam contratadas. Nesse contexto, os setores de confecção, sapataria, supermercados, lojas de brinquedos, eletroeletrônicos e varejo de artigos e armarinhos lideram as maiores contratações.
O presidente também discutiu a relevância das contratações temporárias para atender à significativa demanda de clientes durante o período festivo. “Estamos otimistas com a perspectiva de contratar cerca de 4 mil colaboradores. Acreditamos que aqueles que não investirem em contratações adicionais perderão vendas, pois a ampliação da equipe é crucial para proporcionar um atendimento mais eficiente aos clientes”, comentou.
Ele ressaltou ainda que não investir em contratações pode resultar em perda de vendas, pois a necessidade de expandir a equipe é essencial para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente, especialmente considerando que a maior movimentação ocorrerá durante o Natal.
O horário de funcionamento do comércio de Manaus será ampliado no final de ano
De 11 a 16 de dezembro: O horário será estendido em 2 horas, proporcionando mais flexibilidade aos consumidores para suas compras de final de ano.
De 18 a 20 de dezembro: A ampliação será ainda maior, com 3 horas extras.
De 21 a 23 de dezembro: O comércio estará aberto por 4 horas adicionais, permitindo que os consumidores finalizem suas compras de última hora.
Dia 24 de dezembro: As lojas fecharão mais cedo, às 18 horas.
Dia 25 de dezembro: O comércio permanecerá fechado.
De 26 a 30 de dezembro: O horário será novamente estendido em 3 horas, oferecendo uma janela adicional para os consumidores realizarem trocas e compras pós-Natal.
Dia 31 de dezembro: As lojas fecharão mais cedo, às 12 horas.
Dia 1º de janeiro: O comércio permanecerá fechado neste dia.
*Com informações de O Antenado