Invest Amazônia Fespim Sustentável
A participação da Invest Amazônia na segunda edição da Feira de Sustentabilidade da Amazônia (Fespim), realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 7 e 9 deste mês, ressaltou o comprometimento da organização com o desenvolvimento econômico sustentável na região.
Rubenson Chaves, CEO da Invest Amazônia, destacou a importância estratégica do polo industrial de Manaus para a economia brasileira e a vital participação de políticos e empresários na alavancagem de negócios. Segundo Rubenson “Sem a força empresarial presente, a gente não consegue alavancar ainda mais negócios. Ficou nítido também que a Amazônia é preservada por modelos econômicos como o polo industrial de Manaus e isso incentiva os investidores e empresas a seguirem expandindo os seus negócios, os seus mercados e seus próprios investimentos.”
Chaves ressaltou o papel crucial da Invest Amazônia na divulgação de oportunidades e sustentabilidade na região, alinhada aos princípios de Sustentabilidade Corporativa (ESG). Ele observou que a Amazônia não apenas se mostra economicamente viável, mas também uma grande oportunidade para investidores comprometidos com modelos econômicos sustentáveis.
A Fespim não foi apenas uma vitrine para empresas locais, mas contou com a presença de grandes nomes como Coca-Cola, Samsung, Universidade Estadual da Amazonas e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Chaves parabenizou a organização da feira, incluindo o Instituto Piatam, a SUFRAMA e a equipe do Orsini Júnior, pela elevação do evento a um novo patamar de excelência.
O CEO da Invest Amazônia também ressaltou a diversidade da feira, que abrangeu desde a economia circular até o artesanato, promovendo assim o potencial multifacetado da região. Ele expressou seu entusiasmo ao afirmar que “a feira marca um outro nível do que é uma feira de sustentabilidade, com um modelo econômico exitoso como o do polo industrial de Manaus.”
Mais em 2024?
A repercussão foi tão positiva que, será trabalhada a possibilidade de se realizar a terceira edição da FesPIM já em 2024, na cidade de São Paulo, conforme anunciou o empresário e diretor-executivo da Ekco Produções, Orsine Oliveira. O objetivo é promover a sustentabilidade na região amazônica, alinhada à tecnologia do que hoje é produzido dentro do projeto, em mais de 50 anos de ZFM.
“A feira chegou para ficar e sempre será um instrumento de propagação de que o nosso polo gera sustentabilidade, preservação da floresta em pé, emprego e renda, tributo e muitos bens duráveis. É quase que impossível, um brasileiro não ter um produto seu, na sua casa, produzido na Zona Franca de Manaus. E Deus quis assim que a FesPIM acontecesse justamente em dia de votação dessa reforma, na hora em que o centro político brasileiro discutia isenção tributária, imposto, ganho de capital, e aqui a gente veio para dizer que, além de tudo isso, a Zona Franca gera um ganho ambiental. Até 2024, em São Paulo!”, sugeriu o empresário.