O “Mundo SENAI” brinda nesta sexta-feira o público dos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Parintins e Barreirinha. Na programação, gratuita, estão cursos, oficinas e palestras, entre outras atrações. O coordenador da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, Alan Moreira, esclarece que o Mundo SENAI é uma ótima forma da comunidade conhecer novas expertises e assim encontrar o seu lugar no mercado de trabalho.
Moreira revela que a Escola SENAI Waldemiro Lustoza (Av. Carvalho Leal, Cachoeirinha) recebeu ontem 300 jovens aprendizes, além de alunos das escolas estaduais Ruy Araújo e Antenor Sarmento, juntamente com profissionais da indústria e empresas parceiras, como a Mitutoyo, que promoveu palestra na escola voltada para a área de mecânica, setor importante para indústria.
O gerente de vendas da MKS, empresa representante da Mitutoyo no Amazonas, Mauro Silva, explicou a parceria da empresa com o SENAI. “Nós trabalhamos com metrologia dimensional de última geração e disponibilizamos o nosso showroom para o laboratório de mecânica da escola”, afirma o gerente, ao destacar que se trata de área de muita relevância visto que diversas indústrias do Polo Industrial de Manaus usam equipamentos para medir seus componentes e produtos acabados com a finalidade de que consigam ser montados de forma correta.
Pedro Silva, que trabalha na empresa PAM Plásticos, na área de manutenção elétrica, compartilha um pouco da sua experiência em conhecer o maquinário da Mitutoyo, disponível aos alunos do curso técnico de Eletromecânica. “É muito bom ver de perto esses equipamentos alguns bem mais avançados que nem temos ainda na empresa e alguns que já trabalhamos”.
Outro visitante que aproveitou a experiência do mundo SENAI foi o aprendiz da Honda, Fernando Alves, de 18 anos. De acordo com o estudante do curso de pintura industrial, o Mundo SENAI é uma oportunidade de conhecer novas áreas e continuar a crescer não só como colaborador na empresa onde trabalha, mas também de forma pessoal, adquirindo novas habilidades que serão importantes no futuro.
Escola SENAI Demóstenes Travessa
Também de portas abertas, a escola localizada na avenida Rodrigo Otávio, no Crespo, realizou ontem a visitação de suas instalações, apresentando também algumas palestras e oficinas aos visitantes para demonstrar algumas atividades da construção civil. Segundo o coordenador, Luís Costa, em 2023 foi planejada a abordagem de temas voltados, principalmente, para a sustentabilidade.
A instrutora do SENAI, Andreia Vieira, responsável por ministrar a palestra “Reaproveitamento e Descarte de Resíduos na Construção Civil”, relata que no Brasil a indústria utiliza cerca de 75% dos recursos naturais, gerando aproximadamente 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. “Por isso, é de suma importância compartilhar com o nosso público, alternativas sustentáveis para reduzir esses resíduos. Essas que englobam a reutilização de materiais, reciclagem, modularidade, trituração de agregados, entre outros.”