Dimicro inaugurado Alckmin Suframa
Após quase duas décadas de expectativa, o aguardado Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro) foi finalmente inaugurado nesta terça-feira (25) à tarde, contando com a presença ilustre do prefeito de Manaus, David Almeida, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O empreendimento, concebido pela Lei número 1238/2008 e edificado em uma área de 74 mil metros quadrados doada pela Suframa, irá operar como um espaço dedicado ao estímulo do empreendedorismo, abrigando 28 galpões e proporcionando a geração de 400 empregos diretos.
A cerimônia de inauguração marcou a terceira atividade da agenda de Geraldo Alckmin na capital amazonense. Pela manhã, o ministro esteve presente na Suframa para a assinatura do contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), além de presidir a 310ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS).
Acompanhado por uma comitiva que incluía o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o vice-governador, Tadeu de Souza, o cardeal e arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e outros convidados, Alckmin expressou sua satisfação com a nova iniciativa, destacando a importância de estimular o empreendedorismo e apoiar pequenas empresas em seu crescimento. “Eu vi ali, com orgulho, as pessoas querendo mostrar o resultado de sua atividade, a pequena indústria mostrando a força, o estímulo, a garra do empreendedor brasileiro. E dessas pequenas empresas, nós vamos ter, amanhã, empresas maiores contratando mais pessoas e ajudando o crescimento da região”, enfatizou o ministro.
O Dimicro oferece uma infraestrutura completa, incluindo áreas comuns, refeitório, sala de qualificação e descompressão, auditório, vestiários e estacionamento. O projeto promete impulsionar o desenvolvimento regional, proporcionando suporte e incentivo para micro e pequenas empresas.
Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer e se impressionar com alguns dos empreendimentos já instalados no local. Empresas como o fabricante de chocolates Nakau, que utiliza cacau da Amazônia em seus produtos, e a indústria de embalagens, que demonstrou todo o processo de industrialização e destino final da mercadoria, mostraram o potencial e a diversidade de negócios que o Dimicro abrigará.
Para a microempresária dona Naíza Mourão, que opera no ramo de embalagens e já conta com oito funcionários diretos e doze indiretos, a chegada do Dimicro representa a oportunidade que ela precisava para expandir seu negócio. “A chegada do Dimicro é o que precisávamos para crescer”, comemorou entusiasmada.
O prefeito David Almeida ressaltou que a inauguração do Dimicro representou o resgate de um espaço abandonado, entregando à comunidade um local humanizado.
Ao final da visita, o superintendente Bosco Saraiva fez um balanço positivo da agenda realizada e enfatizou a importância do projeto Zona Franca de Manaus para o Brasil. “O centro representa o futuro da pesquisa, da ciência e dos negócios da nossa região. Já em relação ao Dimicro, trata-se de uma incubadora para 28 microempresas que também representa um evento fantástico que foi inaugurado pela prefeitura de Manaus. Significa mais emprego e esperança para que esses microempreendedores se tornem médias, pequenas e grandes empresas posteriormente”, destacou Bosco Saraiva.
A inauguração do Dimicro traz novas perspectivas para a região e promete impulsionar o empreendedorismo e a economia local, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e a criação de empregos. Com uma infraestrutura moderna e apoio governamental, o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus surge como um marco promissor na história econômica da região.