Representantes da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) realizaram uma visita técnica ao município de Rio Preto da Eva, situado a 80 km de Manaus. O objetivo da visita foi iniciar as tratativas para o apoio do Governo do Estado, por meio da CIAMA, durante a realização da XXIII Feira da Laranja, agendada para os dias 29 e 30 de setembro e 1° de outubro.Ciama visita Rio Preto da Eva
A agenda começou na Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo (Seplanctur), onde o diretor-presidente da CIAMA, Aluizio Barbosa, confirmou o compromisso da companhia em auxiliar o maior evento da cidade, oferecendo serviços sem custos para a prefeitura.
Inicialmente, serão disponibilizados cursos voltados ao empreendedorismo e à agregação de valor à cadeia da laranja no município, que é o maior produtor de citros no estado. Também estão previstos cursos de capacitação para os permissionários que trabalharão com alimentos durante o evento.
Em uma reunião com a secretária da Seplactur, Vanuza Barroncas, Aluizio Barbosa assegurou a oferta do curso de gastronomia, utilizando produtos preparados com laranja como matéria-prima principal, com o intuito de fortalecer a identidade gastronômica da cidade.
Vanuza Barroncas ressaltou que a parceria entre a CIAMA e a prefeitura de Rio Preto da Eva dará continuidade às atividades iniciadas em 2022, especialmente na capacitação das pessoas.
A agenda da CIAMA prosseguiu ao longo do dia, incluindo visitas às instalações da Guarda Municipal, onde possivelmente serão realizados os cursos, e a uma indústria local de doces de banana, que conta com o apoio da CIAMA por meio de projetos de desenvolvimento para o empreendimento.