Dia Namorados movimentar comércio
Segundo um estudo conduzido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o comércio da cidade se prepara para um impacto significativo devido ao Dia dos Namorados, com uma movimentação estimada de mais de R$ 62 milhões. A expectativa é de um crescimento de 2,9% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, com um ticket médio de aproximadamente R$ 130.
De acordo com a pesquisa, 87% dos entrevistados têm a intenção de presentear nesta data. Dentre eles, 52% pretendem presentear o esposo(a), 36% o(a) namorado(a), 36% o(a) ficante, 3% o(a) noivo(a) e 3% mencionaram outras pessoas.
Em relação às intenções de compra, os artigos de perfumaria despontam como os favoritos, ocupando o topo da lista com 20% de intenção de compra. Em seguida, estão vestuário (16%), calçados (14%), almoço/jantar (12%), joias/relógios (7%), artigos esportivos, chocolate, flores/buquê e produtos de beleza, todos com 4%. Livros, eletroeletrônicos, smartphones e bolsas estão com 3%, enquanto lingerie possui 1% e outros também 1%. Ainda há 1% de indecisos que não sabem o que comprar.
Quanto ao valor que pretendem gastar, 41% dos entrevistados planejam gastar de R$ 51 a R$ 100, 31% pretendem gastar de R$ 101 a R$ 200, 16% têm a intenção de gastar de R$ 201 a R$ 500, 6% não têm certeza, 5% planejam gastar R$ 50, e 1% pretende gastar de R$ 501 a R$ 999.
Os entrevistados destacaram que o preço é o principal fator que influencia na escolha do presente, mencionado por 20% dos participantes. Em seguida, a variedade de produtos é citada por 18%, seguida por promoções e descontos (15%), qualidade dos produtos (13%), atendimento (13%), localização (8%), facilidade de pagamento (6%), comodidade (5%), estacionamento (3%) e outros (0,5%).
Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado é a opção mais escolhida pelos entrevistados, com 23% de preferência. Em seguida, aparecem dinheiro e cartão de débito, ambos com 22%, seguidos por Pix (20%), pagamento à vista no cartão de crédito e parcelado no cartão da loja, cada um com 5%, e crediário da loja (3%).
Quanto aos locais de compras, os shopping centers foram o principal destino escolhido pelos entrevistados, com 49% das preferências. O comércio do Centro ficou em segundo lugar, com 25% das escolhas, seguido por internet/e-commerce (9%), mídias sociais (9%), comércio de bairro (8%) e supermercados (1%).
A pesquisa da CDL Manaus foi conduzida por meio do Google Formulários, utilizando e-mail marketing e aplicativos de mensagens instantâneas, no período de 22 a 28 de maio. Participaram do estudo 1.736 pessoas da zona urbana de Manaus, incluindo homens e mulheres maiores de 18 anos.