A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), concluiu e certificou, nesta quinta-feira, 1º/6, cerca de 30 agricultores rurais dos polos agrícolas 4 e 5, das comunidades Colônia Central, Tupé, Tatulândia, Baixote, Bela Vista do Jaraqui e Pagodão, que participaram dos cursos de fruticultura e horticultura realizados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, cedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas).Agricultores familiares são certificados
A ação faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre a Semacc, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA) para levar capacitações e profissionalizar o homem do campo. Nesse primeiro curso, cerca de 30 produtores rurais foram capacitados durante três dias com aulas técnicas e práticas de cultivos, plantações e colheitas, ministrados pelo instrutor Thiago Botelho.
Participando do encerramento do curso, o secretário da Semacc, Wanderson Costa, relatou que esse é o primeiro curso com os agricultores dos polos 4 e 5, do cinturão verde de Manaus, e que muito em breve mais polos, e agricultores receberão treinamentos e fomentos.
“Me sinto muito grato em estar aqui, hoje, vendo de perto a dedicação e participação desses agricultores, a vontade de aprender, de se certificar e ter o conhecimento técnico. Há anos estavam sem incentivo algum, a gestão do prefeito David Almeida já mudou essa realidade e vamos crescer muito mais. Daqui a pouco estaremos colhendo os frutos de todo esse empenho. Além da colheita de hortaliças, verduras, pitaya, e muito mais, que irá fortalecer nosso cinturão verde. Vamos fomentar muito mais”, enfatizou Costa.
A agricultora Clarice de Castro Quinto, da comunidade agrícola Colônia Central, destacou que valeu cada minuto do curso e que está feliz com o certificado.
“Minha comunidade é a mais longínqua, caminhei 45 minutos dentro da mata, e mais 45 de rabeta para estar aqui nesses três dias de grande conhecimento e aprendizado. Nunca a prefeitura havia realizado cursos de profissionalização da produção agrícola nesta região, é uma importante realização para todos nós”, elogiou a agricultora.
No decorrer deste ano, a Semacc, por meio do seu setor de Departamento de Abastecimento e Agricultura (DAA), tem programado mais cursos para os nove polos agrícolas geridos pela Prefeitura de Manaus.
Leia também:Idam leva regularização de documentos e implementos agrícolas à comunidade de Manacapuru