Malwee lança moletom sustentável
A marca de vestuário Malwee está fortalecendo suas iniciativas de moda circular com o lançamento do moletom Des.a.fio, que é confeccionado com 85% de fios provenientes de roupas usadas e 15% de fibra pet reciclada, obtida a partir de garrafas PET. Esta é a segunda versão do moletom da marca, porém, com um maior grau de circularidade. O modelo anterior, lançado em 2022, continha 70% de roupas usadas e 30% de fibra complementar.
“Além do aumento no uso de roupas reutilizadas, é notável termos conseguido reduzir os custos do produto para que o material reciclado seja cada vez mais incorporado às nossas coleções e influencie os consumidores a buscarem produtos sustentáveis. Um dos desafios é aumentarmos a quantidade de peças pós-uso arrecadadas para a reciclagem, mas estamos trabalhando para garantir consistência no processo de fabricação dos fios”, afirma Anay Zaffalon, diretora executiva de negócios do Grupo Malwee.
Para alcançar esse novo resultado, a marca mais uma vez se uniu ao Grupo Eurofios, responsável por transformar as roupas usadas em novos fios. “Eles são líderes na produção de fios reciclados, e a Malwee contribui com a tecnologia de tecelagem”, explica Anay.
Segundo a executiva, os fios são fabricados a partir de peças doadas que não estariam em condições de uso. “A Cruz Vermelha, por exemplo, recebe muitas doações durante a campanha do agasalho. A organização faz uma triagem e separa as peças rasgadas, com aviamentos danificados e outros detalhes que inviabilizam a doação. Normalmente, essas peças acabam sendo destinadas a aterros sanitários, mas, com o moletom Des.a.fio, elas ganham uma nova finalidade”, afirma.
Para a coleção limitada, foram utilizadas duas toneladas de roupas pós-consumo: uma tonelada arrecadada na primeira fase do projeto no ano passado e outra tonelada de peças sem condições de uso adquiridas por meio de ações em parceria com a Cruz Vermelha. “De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, menos de 1% das roupas produzidas no mundo são recicladas. Portanto, queremos compartilhar nossos aprendizados para que mais empresas possam enxergar essa oportunidade e avançar conosco, além de conscientizar as pessoas sobre a possibilidade e a importância da reciclagem de roupas usadas”, afirma Anay.
Moletom com fios reciclados
Em 2023, o novo moletom traz novidades em sua construção e composição. Os bolsos são individuais, e as mangas foram trabalhadas com recortes pespontados para um acabamento melhor. O moletom continua sendo dupla face, com um lado apresentando um aspecto tradicional mesclado e o outro mostrando