O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participa da Conferência Estadual das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, sob coordenação da Federação Estadual do Índio (FEI) e Articulação das Organizações e Povos Indígenas (Apiam). O evento destaca o tema “Um só povo e uma só voz” e segue até a próxima quarta-feira (19/04).
O Idam desenvolve um importante trabalho junto às comunidades agrícolas indígenas em todo estado, com orientações e acompanhamento técnico em culturas novas e tradicionais.
O diretor-técnico do Idam, Radson Alves, e o técnico em agropecuária Lázaro Monteiro Reis compartilharam experiências e orientações para um melhor desempenho dos indígenas que atuam na agricultura familiar. A palestra “Apoio à produção e iniciativas produtivas” ressaltou os passos a serem seguidos para que iniciativas produtivas tenham êxito, independente da cultura e da região.
“A agricultura familiar indígena pode potencializar seu espaço produzindo para sua segurança alimentar e nutricional, além de geração de renda e comercialização através de programas públicos. A presença do Idam nas áreas indígenas busca levar essas políticas para os agricultores familiares indígenas”, destacou o diretor-técnico, Radson Alves.
O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, compôs a mesa de abertura e enfatizou a importância dessa interação com lideranças de diversas etnias.
“Em oportunidades como essas percebemos a diversidade do Amazonas. Temos aqui tradições e costumes diferentes que precisam de um alinhamento, de um melhor aproveitamento dos nossos recursos. Estamos muito felizes em poder participar desse momento”, enfatizou Borges.
Feira de Artesanato Indígena
Durante a conferência, o Centro Cultural Povos da Amazônia também estará com a Feira de Artesanato Indígena, até o dia 19 de abril, onde 15 artesãos do Yandé Muraki, projeto promovido pela FEI, irão expor e comercializar as suas obras, como parte da programação especial do mês indígena, das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado.
FOTOS: Ds Alves e Ingrid Simão/Idam
Leia também: Da Amazônia para o mundo CBCA será apresentado na Feira de Hannover