Cerca de 30 produtores rurais da comunidade Terra Nostra, zona rural de Manaus, foram capacitados, no sábado (15/04), pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com a realização de cursos profissionalizantes voltados a Agricultura Familiar, Importância da Mulher no Campo, e Palestra Motivacional. Agricultores familiares da Comunidade, realização de cursos profissionalizantes voltados a Agricultura Familiar, Importância da Mulher.
Os cursos fazem parte do cronograma de profissionalização do Departamento Pedagógico da Sepror, buscando capacitar produtores rurais, estudantes, pesquisadores, técnicos e empreendedores da produção rural de todo o Amazonas.
A palestrante, coordenadora de projetos da Sepror, Elizabeth Castro, afirma que o objetivo é mostrar como funciona uma gestão de negócios para que o produtor rural se torne um empreendedor.
“Buscamos mostrar aos agricultores, uma forma de diversificar seus produtos, não somente na venda, mas também fazendo o beneficiamento para que agregue mais valor. Isso gera mais renda para sua família e para a comunidade”, diz Elizabeth.
Leia também: Natura, Nestlé, Vale e mais: 72 bolsas para pesquisadores no Inova Talentos
A capacitação contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), que também ministrou palestras sobre o Associativismo. As capacitações tiveram duração de 8h, com certificação ao final do curso.
Motivacional
Uma novidade nos cursos de capacitação oferecidos pela Sepror é a palestra motivacional, que aborda temas importantes em valorizar o homem e a mulher do campo. “Os produtores também precisam cuidar de seu emocional, eles acordam cedo, na chuva ou no sol, estão ali no campo, produzindo e colhendo para que todos os dias a população tenha um alimento em suas mesas”, finaliza Elizabeth.