O primeiro dia do Feirão do Pescado, que é promovido pela ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), que começou nesta quarta-feira (05/04), e segue até sexta-feira (07/04). Feirão do Pescado preços
A expectativa dos comerciantes é que sejam vendidas 100 toneladas de pescado, o feirão acontece em três locais da cidade de Manaus, Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona sul, a população poderá adquirir o pescado das 7h30 às 18h30. Na sexta-feira, feriado religioso, a venda acontecerá das 7h30 às 12h.
As espécies que estão sendo comercializadas são: tambaqui, matrixã e pirarucu. Quem aproveitou a oportunidade saiu com sacola cheia de peixes para fazer uma boa alimentação neste feriado da Semana Santa. Entre essas pessoas, está a autônoma, Sandra Marinho, 45, moradora do bairro Morro da Liberdade, na zona sul. Ela aproveitou para comprar com antecedência os pescados para o feriado, no feirão do Centro Cultural Povos da Amazônia.
Feiras da ADS
Além do Feirão do Pescado, as tradicionais Feiras de Produtos Regionais da ADS também funcionarão com frutas, hortaliças e acompanhamentos para o consumo do peixe, como a farinha regional, fornecidos diretamente do produtor rural.
Leia também: Painel virtual apresenta produtos da sociobiodiversidade de rodovia na Amazônia
A presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Bessa, destacou que a estimativa é comercializar cerca de 100 toneladas de peixe nesse período, o que deve movimentar a economia local.
“O Governo está dando apoio com toda a logística no Feirão, e isso garante ao consumidor um preço mais acessível e um produto com excelente qualidade. A expectativa é vender 100 toneladas de pescado, e isso corresponde, a aproximadamente, R$1,5 milhão, para injetar na economia, ajudando a fomentar a cadeia produtiva. Isso é muito importante para esses piscicultores”.
“Compramos pirarucu, o preço está compatível mesmo; tambaqui compramos mais de três quilos. Se você ainda não veio, aproveite porque o preço está pedindo para que você venha para aproveitar essa promoção. A minha semana santa já está abastecida”, comemorou.
O aposentado Adão Dias, 65, esteve no feirão da Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul, onde adquiriu o seu tambaqui. “Gostei da feira e vou voltar depois. Muito importante a feira porque tá com preço bom”.
Para quem vende, o convite é feito com muita alegria, como é o caso da piscicultora Jane Regina, 46, que está comercializando no feirão no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte, peixes da espécie tambaqui. “Podem vir participar da feira que ela está com peixe bom e barato. E a feira é muito importante porque ajuda nós produtores rurais”.