Yamaha investirá milhões Brasil
A Yamaha do Brasil, empresa japonesa do segmento de Duas Rodas e que atua no Brasil desde 1970, disponibilizando ao mercado grande variedade de motocicletas, além de ser a única fabricante de motores de popa do país, anunciou nesta quarta-feira (22/03/2023), que investirá R$ 520 milhões no mercado brasileiro no período compreendido entre 2023 e 2025.
A maior parte dos investimentos, cerca de 80%, será direcionada para a redução das emissões de carbono, otimização e ampliação da capacidade produtiva da planta de Manaus. O novo ciclo de investimentos se destina à melhoria de processos produtivos internos e junto aos fornecedores, projetos de tecnologia da informação, logística e iniciativas ambientais.
No final de 2022 a Yamaha anunciou a mudança de endereço da sede do grupo de Guarulhos, onde esteve por 52 anos, para São Paulo. Com sua nova sede administrativa, localizada no bairro Cidade Jardim, na Zona Sul de São Paulo, a empresa terá uma estrutura mais moderna e dinâmica, adaptada ao sistema de trabalho híbrido e promovendo agilidade e inovação para a marca seguir com seu crescimento sustentável. O centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, com acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus, aprimorando a distribuição de peças e acessórios à rede de concessionárias.
É uma nova fase da história da empresa no país e o reforço do compromisso com o mercado brasileiro. A transição de suas sedes ocorrerá ao longo de 2023, com investimentos que superam R$ 40 milhões.
“Os últimos anos foram complexos, por um lado gerando a necessidade de rápida adaptação a novos desafios e incertezas, mas por outro abrindo novas tendências no consumo e na forma como trabalhamos. Apesar das dificuldades, o mercado brasileiro de motocicletas segue crescendo de forma sustentada. Os investimentos que serão realizados pela Yamaha refletem nossa confiança no mercado e no país”. Afirma Osamu Kobayashi, Presidente do Grupo Yamaha do Brasil.
Com suas operações diretas, o Grupo Yamaha do Brasil emprega aproximadamente 10.000 pessoas, sendo 4500 funcionários mais de 5500 colaboradores da Rede de concessionárias e pontos de venda em todo o país. A marca impacta positiva e diretamente milhares de famílias por meio da geração de postos de trabalho na indústria, em sua empresa de logística, a Yamalog, em seu braço financeiro, com o Banco Yamaha, Corretora de Seguros e o Consórcio Nacional, bem como com as operações de sua rede de concessionárias de motocicletas e de produtos náuticos.
MAIS SOBRE A YAMAHA MOTOR
Há 68 anos, a Yamaha é conhecida mundialmente pelo ronco de seus motores, mas foi fabricando instrumentos musicais que começou suas atividades, em 1887. O logotipo, com os três diapasões sobrepostos deixa clara essa origem, simbolizando ritmo, harmonia e melodia.
A Yamaha Motor Company surgiu no Japão em 1955, quando a empresa passou a fabricar motocicletas, lançando a YA-1, a famosa Libélula Vermelha, que já em sua primeira competição faturou as três primeiras colocações na desafiadora corrida de subida de montanha Asama Race.
No Brasil, a Yamaha se estabeleceu em 1970, sendo a primeira fabricante de motocicletas a se instalar no País. Em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, tendo como primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50, eternamente lembrada como “cinquentinha”. Em 1985 inaugurou em Manaus, Amazonas, uma segunda unidade fabril, hoje a única, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda.
Atualmente a Yamaha tem em seu line-up no Brasil, 31 modelos em diversas versões de motocicletas, comercializadas no Brasil, e uma Rede com cerca de 517 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. Em náutica, são 9 modelos WaveRunner (veículos aquáticos), 27 modelos de motores de popa, conta com uma rede de 115 concessionárias e 44 oficinas, e está presente em 31 estaleiros autorizados.
O Grupo Yamaha Motor no Brasil exporta para países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e para o Mercosul e Europa. Mais que tecnologia e máquinas, o que diferencia a Yamaha são as pessoas e sua paixão pelo que fazem, todas com um único objetivo: o de gerar Kando através de seus produtos e as experiências que eles proporcionam.
Mais do que vender motocicletas e produtos náuticos, a Yamaha tem em sua filosofia corporativa, gerar Kando aos seus clientes; uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.
Fonte: Comunicação Yamaha