A projeção é de que o crescimento global desacelere para 1,7% em 2023, o terceiro ritmo mais fraco em quase três décadas, suplantado apenas pelas recessões globais de 2009 e 2020. Essa desaceleração deve-se em parte ao aperto das políticas destinadas a controlar a inflação alta. Choques negativos, como inflação mais alta, políticas mais rígidas ou estresse financeiro, podem levar a economia global à recessão. Uma ação imediata é necessária para mitigar os riscos de recessão global e superendividamento. Também é crucial que os formuladores de políticas garantam que qualquer apoio se concentre em grupos vulneráveis, que as expectativas de inflação permaneçam bem ancoradas e que os sistemas financeiros permaneçam resilientes.
Previsões regionais
As regiões de mercados emergentes e economias em desenvolvimento estão enfrentando diversos obstáculos em meio a uma inflação alta generalizada e à rápida desaceleração do crescimento global. A previsão para o crescimento nos próximos dois anos piorou em todas as regiões desde junho. O aperto das políticas monetárias e as condições financeiras restritivas estão prejudicando o crescimento, especialmente na América Latina e no Caribe, no sul da Ásia e na África Subsaariana. A desaceleração nas economias avançadas deverá impactar especialmente a Europa, a Ásia Central, o Leste Asiático e o Pacífico com repercussões no comércio. Os preços elevados de energia reduzem as perspectivas para os importadores de energia em toda parte. Os riscos têm tendência negativa em todas as regiões e incluem a possibilidade de estresse financeiro, novos choques nas commodities, agravamento de conflitos e desastres naturais.
Leste da Ásia e Pacífico: Prevê-se que o crescimento desacelere para 4,3% em 2023, antes de aumentar para 4,9% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional.
Europa e Ásia Central: Prevê-se que a economia regional encolha para 0,1% em 2023, antes de crescer 2,8% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional (i).
América Latina e Caribe: Prevê-se que o crescimento desacelere para 1,3% em 2023, antes de atingir 2,4% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional (i).
Oriente Médio e Norte da África: Prevê-se que o crescimento desacelere para 3,5% em 2023 e 2,7% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional (i).
Sul da Ásia: Prevê-se que o crescimento desacelere para 5,5% em 2023, antes de atingir 5,8% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional (i).
África Subsaariana: Prevê-se que o crescimento desacelere para 3,6% em 2023 e aumente para 3,9% em 2024. Para mais detalhes, veja o Panorama Regional (i).