Manaus, é sede da primeira edição do Prêmio “United Earth Amazônia” que tem como objetivo tornar a preservação e o uso consciente dos recursos naturais como aspectos essenciais para o desenvolvimento econômico, a cerimônia de entrega será realizada no Teatro Amazonas, em Manaus, e contará com a presença do presidente e diretor executivo da United Earth, Marcus Nobel, e dos sócios fundadores da LCTM BrandBuilders, Sérgio Lopes, Alberto Traiger e Maria Creuza, Claudio Conde, criadores do prêmio.
A United Earth e a LCTM BrandBuilders são as instituições que criaram o prêmio Nobel Verde, entre os patrocinadores está o grupo Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais; e Moto Honda da Amazônia, líder nacional no segmento duas rodas, tendo produzido mais de 27 milhões de motocicletas em sua fábrica de Manaus, e há mais de 45 anos presente na Região Amazônica, onde mantém diversos projetos ambientais, tendo como premissa a preservação e o uso consciente dos recursos naturais como aspectos essenciais para o desenvolvimento econômico.
Para Alberto Traiger, que é sócio fundador da LCTM BrandBuilders, e diretor geral do evento de premiação, é um evento que será um passaporte para o mundo, e dar visibilidade aos heróis anônimos da Amazônia que preservam a floresta ao mesmo tempo que convivem e tiram seu sustento dela.
“A cerimônia do prêmio vai reconhecer o esforço de todos os homenageados para provar que a floresta em pé tem muito mais impacto econômico e social, vai ser um grandioso evento que será visto globalmente, vai ser uma solenidade inesquecível”. Disse Alberto Traiger
Ian Traiger que é diretor e roteirista de cinema, responsável pelo lado artístico de toda a solenidade, para ele é uma grande honra produzir esse evento e que a inteção dele é trazer um local de fala, envolvendo não só as pessoas que vivem na Amazônia e sim no mundo inteiro.
“É uma experiência mágica, para trazer atenção do grande público, estou muito empolgado para essa noite, a Amazônia é uma paixão minha, arte e natureza é algo importante para o mundo inteiro, e tenho certeza que a noite do dia 27 de fevereiro ficará marcada”. Disse Ian Traiger
Cesár Castanho é produtor executivo do prêmio, ele explica que a solenidade é algo grandioso “É a primeira vez que o evento acontece na Amazônia para conscientizar todas as partes do mundo, a música e arte conectam às emoções e sentimentos mais profundos das pessoas, o que possibilita um melhor engajamento a causas sociais”, afirma Cesár Castanho.
Quem é a United Earth
A United Earth é uma organização internacional que reconhece e promove a liderança ambiental e a excelência humanitária em todo o mundo. Foi fundada há 49 anos por Claes Nobel, sobrinho de Alfred Nobel (o mesmo que criou o prêmio Nobel), um visionário que, por três décadas, superou fronteiras, ideologias e diferenças sociais para reunir pessoas e buscar soluções para preocupações ambientais comuns a todos.
Atualmente, tem como presidente e diretor executivo, Marcus Nobel (filho de Claes Nobel, falecido há dois anos) que segue os passos do pai na busca por concentrar esforços, recursos e programas globais em um desafio sem precedentes: unir os povos e as nações da Terra na construção de nosso futuro coletivo e sustentável. A United Earth é continuação do desejo de Alfred Nobel em reconhecer os atos que promovem o bem-estar para a humanidade.
“A música – em especial as de artistas populares como o Roberto e Erasmo Carlos, que fizeram tantas canções maravilhosas– conecta as pessoas independente do que as divide. Então, inspirados no Prêmio Nobel da Paz, a gente criou um prêmio para celebrar e encorajar o respeito pela Amazônia. Nós temos preocupações econômicas e ambientais, mas eu acredito que a gente deve celebrar a Amazônia, o Brasil e fazer festivais com alegria para nos unirmos em algo que a gente possa acreditar”, afirma Marcus Nobel, presidente e diretor executivo da United Earth.